Na busca por ampliar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes críticos, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), apresentou nesta quinta-feira (25), oito novos ventiladores mecânicos. A chegada dos aparelhos permite à rede municipal de saúde redimensionar suas estratégias de atendimento. A ventilação mecânica tem como finalidade salvar vidas. Os novos aparelhos para a terapia respiratória serão usados em diversas áreas onde pacientes com insuficiência respiratória necessitam de um ventilador mecânico para auxiliar a respiração. Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar.
O município já contava com onze aparelhos de ventilação pulmonar. Com a chegada dos oito novos respiradores mecânicos, a Semusa vai suprir demandas com atendimentos dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Pronto Socorro do HM, Maternidade Municipal, Pediatria, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º distrito e unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que será inaugurado no próximo mês. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Barbisan, a tecnologia portátil vai ajudar no processo de transição e continuidade de cuidados dos pacientes da UTI para as enfermarias.
A mobilidade e praticidade auxiliam a equipe no transporte e assistência mais ágil na unidade. “Os aparelhos foram adquiridos para substituir e suprir a demanda existente”, frisou. “Os ventiladores são equipamentos bastante eficientes, porque aumentam a disponibilidade de oxigênio, facilitando a respiração daqueles que estão internados. Em caso de insuficiência respiratória, ele assegura mais conforto a quem passa pelo tratamento e ajuda de forma efetiva a salvar vidas”, explicou Clodoaldo.
-------
Texto: Chico Limeira
Fotos: Marcelo Moraes
------
Fonte: CCS
Adaptação: Cac Produções