Mais de 30 servidores da Prefeitura de Ji-Paraná, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), participaram do projeto “Silêncio dos Homens”, na sexta-feira (18), no auditório da pasta. A ação piloto tem o objetivo de debater temas citados em audiências de violência doméstica do Ministério Público e contribuir para que os casos diminuam. Segundo o orientador social da Semasf, Maycon Henrique Lopes, muitos homens não compartilham suas frustrações e são, desde crianças, culturalmente ensinados a serem fortes e a não expressar sentimentos.
Ele reforçou que o projeto nacional surgiu, em 2016, justamente com o objetivo de promover a conscientização e quebrar as crenças de não demonstrar sensibilidade. “Reunimos nossos servidores, homens, para apresentar o documentário ‘Silêncio dos Homens’ para mostrar que homem também chora, sofre e se sente fragilizado. E por serem criados desde crianças para serem fortes e que homem não pode mostrar fraqueza, o projeto vem para desmistificar essa cultura machista e libertá-los destas limitações”, admitiu.
De acordo com relatos de mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, em audiências públicas, muitos homens são violentos, agressivos, ou por algum motivo se tornam dependentes químicos pela falta de uma criação mais amorosa e explícita dos sentimentos e emoções que são reprimidos já na infância. Maycon Lopes salientou que o projeto promoveu, após a apresentação do documentário, uma roda de conversa com os participantes para debaterem quais emoções foram reprimidas e no que podem melhorar. Ele reforçou que o projeto pode continuar mensalmente com os servidores.
------
Texto: Gabriela Suematsu
Fotos: Talita Luana
------
Atenciosamente,
Danilo Carrilho
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ji-Paraná
(69) 3423-1213