O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União Brasil), anunciou mais medidas de segurança que já iniciaram nas escolas públicas e privadas do município. As ações foram destacadas durante uma coletiva de imprensa realizada, na quarta-feira (12), no Gabinete Oficial da prefeitura no Palácio Urupá. A secretária municipal de Educação, Ana Maria Vizeli, o presidente da Câmara Municipal, Welinton Fonseca (MDB), vereadores Wanderson “Bença” Araújo (PSB), Westerley Cardoso (PDT), Marcelo Lemos (União), Joziel de Brito (MDB), Elvis Gomes (Republicanos), Ademilson Procópio (PTB), Janethe de Almeida (Patriotas) e Lorenil Gomes (PSDB), o juiz da Vara de Infância e Juventude, Leonardo Mattos, tenente-coronel Eber Barros da Polícia Militar representando o 2º BPM, pais e responsáveis, participaram da reunião. Entre as ações citadas, a contratação de mais de 80 vigilantes profissionais para intensificar a segurança armada nas escolas do município, foi destaque no encontro.
A partir de 17 de abril, cerca de 70% dos estabelecimentos de ensino irão contar com a atuação desses profissionais. Outro ponto debatido foi o convênio entre a Polícia Militar. Nele, todo o efetivo deve atuar diariamente no reforço do policiamento nas proximidades das escolas. O serviço já acontece no município, mas agora as ações serão intensificadas. “A gente convida as famílias a cooperar com o nosso trabalho. É importante que não divulguem informações falsas. Estamos atuando de forma preventiva e quaisquer denúncias devem entrar em contato com o 197 ou 190, para apurarmos os casos”, destacou o tenente-coronel Barros. No começo do ano, o Prefeito Isaú Fonseca iniciou a instalação das câmeras de monitoramento na Rede Municipal de Ensino (RME). Foram R$ 800 mil em equipamentos de segurança para atender às escolas municipais.
Atualmente, Ji-Paraná conta com 36 unidades escolares e quase oito mil alunos fazem parte da RME. “As escolas que já possuem o sistema eletrônico de monitoramento instalado e os pais quiserem ter acesso às imagens, podem solicitar aos diretores. Entendemos também que isso é uma forma de tranquilizar os pais e responsáveis, diante do cenário que estamos vivendo. Não vamos medir esforços para cuidar dos nossos estudantes e profissionais”, afirmou Isaú Fonseca. A Semed ainda incluiu a redução do acesso às escolas, para que os estudantes sejam recebidos e entregues no portão, sendo na Educação Infantil, a apresentação da carteirinha de identificação obrigatória, como medida de segurança. A secretaria solicitou também que as equipes escolares fiquem em alerta para monitorar o ambiente.
A pontualidade dos pais em relação ao horário de entrada e saída também deve fazer parte das ações para contribuir com a segurança de alunos e profissionais. Além disso, os portões das unidades de ensino serão fechados 15 minutos após o horário de entrada e saída.“Estamos focados nessa proteção dos estudantes de Ji-Paraná, seja da rede estadual, municipal ou privada. Mas é importante lembrar que a família tem um papel primordial nesse atual contexto e a atenção de pais e responsáveis ajuda nessa união de esforços para garantir a segurança de todos”, ressaltou, Ana Maria Vizeli, secretária da Semed. A coletiva foi aberta aos pais e responsáveis. A dona de casa Ângela Maria destacou que ficará mais tranquila em levar seus filhos à escola, a partir de agora.
“Agradecemos ao prefeito por essa resposta e pedimos que a segurança continue dentro das escolas, independente do cenário”, lembrou. Em Ji-Paraná, nenhum caso foi registrado de ataque ou tentativa. Essas e outras ações estão sendo realizadas e discutidas com todos os setores. O presidente da Câmara Municipal informou ainda, que já solicitou um projeto para a instalação de detectores de metais nas escolas municipais. “Já começamos com o projeto e esperamos implantar nas escolas o quanto antes. É mais uma forma de poder levar segurança aos pais, profissionais e alunos. Entendemos a preocupação de cada pai e responsável, mas queremos tranquilizá-los, pois todas as medidas necessárias estão sendo tomadas”, garantiu Weliton Fonseca.
-----
Hiandra Trindade
FOTOS: ACERVO CCS e Talita Luana
------
Atenciosamente,
Wilson Neves de Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ji-Paraná
(69) 3423-1213
(69) 99379-1212