Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
CMEI Ariel Vieira Hilgert retorna self-service para crianças
Educação
Publicado em 05/04/2023

Após dois anos suspensa, a ação de self-service nos Centros Municipais da Educação Infantil (CMEIs) retornou em 2023. Nesta terça-feira (4), a secretária municipal de Educação, Ana Maria Vizeli, visitou o CMEI Ariel Vieira Hilgert, localizado no bairro Urupá (1° distrito), para acompanhar o primeiro dia da atividade. São 180 crianças (de 3 a 5 anos) que o CMEI atende nos períodos manhã e tarde. Todo cardápio é preparado por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e conta sempre com nutrientes importantes para essa fase de crescimento. Atualmente, prestam serviços na instituição 10 professores, 5 cuidadores, 4 merendeiras, 2 zeladores e 2 agentes de vigilância. “Muitas vezes, as crianças não têm essa liberdade em casa e, com essa ação, automaticamente, a comida se torna mais atrativa para elas.

Quando colocamos a mesa posta com variedades de alimentos, elas vão apreciando cada um deles e dessa forma, além de ajudar na escola, ajuda em casa também”, afirmou Claudinéia Regina, diretora da CMEI Ariel Vieira. Na Rede Municipal de Ensino, 22 instituições atendem na etapa da Educação Infantil, sendo 12 centros municipais de educação infantil, 2 creches conveniadas, 1 escola de ensino fundamental (área urbana) e 7 escolas rurais. Cada Instituição deve organizar refeitórios, utensílios, rodas de conversas para o retorno à prática de as crianças se servirem.“O espaço para alimentação é um lugar de socialização. Nele, as crianças compreendem o seu significado em nossa cultura.

As refeições vão muito além das necessidades biológicas, são compreendidas como momento de partilha, momento de alegria e de aprendizagem e desenvolvimento”, afirmou Karine, gerente da Educação Infantil. Durante a visita, a secretária Ana Maria Vizeli, destacou que a primeira infância é determinante para o desenvolvimento da criança e essa ação aborda essa independência. “Assim, elas vão criando responsabilidade e se sentindo mais seguras, é uma forma prática e divertida de ensinar e fazer com que elas se sintam importantes”. Na oportunidade, o vereador Wanderson “Bença” Araújo (PSB) garantiu o apoio à atividade contínua nas instituições. “É um projeto magnífico e, estive aqui como fiscal legislador, fiquei encantado com o que vi, com o incentivo aos professores e à autonomia das crianças. Eu me surpreendi porque elas estão comendo bem e o que mais gostam”.

 

-----

Hiandra Trindade

FOTOS: Talita Luana

-----

Atenciosamente,

Wilson Neves de Oliveira

Coordenadoria de Comunicação Social

Prefeitura de Ji-Paraná

(69) 3423-1213

(69) 99379-1212

Comentários