A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Superintendência de Autismo, realizou, nos dias 30 e 31 de março, uma programação em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril. Os eventos foram realizados com apoio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo (CMAEE-Autismo). Em 30 de março, no período da manhã, aconteceu a passeata com saída do Colégio Tiradentes IV, na rua Castelo Branco, 1523. Alunos do centro, instituição militar, pais e responsáveis caminharam pela avenida Brasil (da T-1 até a T-7). Durante a programação, autoridades reforçaram o apoio à causa e destacaram a conscientização da população de Ji-Paraná para o tema.
Uma carreata, realizada no dia 31, no período da tarde, saiu do Centro do Autismo e finalizou no Centro Desportivo de Lazer (Cedel/BNH), no 2º distrito. Mais de 200 pessoas com Transtorno do Espectro Autista participaram da programação, que foi concluída com a soltura de balões.“Nós trabalhamos com a Educação Inclusiva aqui, no município de Ji-Paraná, como uma forma de garantir os direitos de cada pessoa com Transtorno do Espectro Autista e buscamos a conscientização. Afinal, lugar de autista é em todo lugar”, afirmou Ana Maria Vizeli, secretária da Semed. Há 16 anos, o CMAEE-Autismo oferece serviços específicos para esse público, que se tornou referência no estado de Rondônia. No início da administração municipal, a instituição atendia, em média, 60 pessoas entre 4 a 14.
Com o avanço da gestão humanizada, novas vagas foram disponibilizadas e, atualmente, mais de 190 autistas recebem o acompanhamento do CMAEE-Autismo.“É importante trazermos essa conscientização e fazermos a divulgação do nosso trabalho, assim, muitas famílias começam a perceber algumas características dos filhos e nos procuram. E quanto mais cedo iniciarmos os trabalhos de terapias com um autista, mais fácil será a vida dessa criança. Os autistas podem tudo, só precisamos dar chances para eles”, ressaltou Dalva Rosa da Silva, diretora. Finalizando a programação, o superintendente Robson Casula reforçou que o município tem investido, a cada dia, mais na causa. “Estamos entrando no mês de abril, sem nenhuma criança com autismo ou qualquer outra deficiência fora da escola. Graças ao Prefeito Isaú Fonseca [União Brasil] e ao empenho da Secretaria de Educação”.
-----
Hiandra Trindade
FOTOS: Maria Elis
-----
Atenciosamente,
Wilson Neves de Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ji-Paraná
(69) 3423-1213
(69) 99379-1212