O Dia D da Campanha de Combate à Tuberculose acontece, nesta quinta-feira (30), com um pit-stop no Feirão do Produtor Rural Robson Guimarães. A iniciativa é da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da equipe do Centro Especializado em Patologias Tropicais (CEPT) Padre Adolfo Rohl da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O pit-stop acontece a partir das 15h, com informações sobre os sinais e sintomas da tuberculose, além da distribuição de panfletos informativos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C e aplicação de vacinas.
“Vamos realizar o Dia D da Semana de Combate à Tuberculose, no Feirão do Produtor Rural. A ação começará às 15 horas, no horário de maior movimento, para podermos alcançar o máximo de público possível”, destacou Marcelle Carvalho Gil, diretora do CEPT Adolfo Rohl. Na semana passada, o CEPT Adolfo Rohl realizou palestra com os profissionais da Saúde que atuam no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, marcando o início das ações da campanha.
A tuberculose é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, e afeta principalmente os pulmões. A transmissão acontece pelo contato com gotas da saliva, por meio da fala, espirro ou tosse. A prevenção de algumas formas da tuberculose se dá por meio da vacina BCG, aplicada em dose única, o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento. O CEPT Padre Adolfo Rohl fica localizado na rua Raimundo Alves da Silva (antiga Presidente Vargas), ao lado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
-----
Marco Bernardi
FOTOS: Acervo CCS
-----
Atenciosamente,
Wilson Neves de Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ji-Paraná
(69) 3423-1213
(69) 99379-1212