Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
Cerca de 200 pessoas participam da abertura da Conferência Municipal de Saúde
Saúde
Publicado em 24/03/2023

Cerca de 200 pessoas estiveram no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), na quarta-feira (22), na abertura da 11ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, a programação seguiu na quinta (23),das 8h as 18h, com palestras no Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Ji-Paraná (CMS). Durante o discurso, na abertura da conferência, o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União Brasil), destacou os avanços que a Saúde Pública municipal vem passando nos últimos anos. Na última sexta-feira (17), foi inaugurado o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e entregue a reforma do Pronto-Socorro do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz.

“Em 2020, quando eu falei que iria entregar a UPA do 2º Distrito, ninguém acreditava. Hoje, ela é uma realidade e fomos muito além. Entregamos o Centro de Imagem e um novo Pronto-Socorro para a população. Em breve, também iremos concluir as obras do SAMU. Ji-Paraná terá a saúde que sempre mereceu, com atendimento digno à população”, afirmou Isaú Fonseca. A secretária municipal de Saúde, Maria Edenite de Aquino Barroso, declarou aberta a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Ela ressaltou a importância do debate e da participação do público para a inclusão de políticas que irão atender aos moradores de Ji-Paraná e municípios vizinhos.“Ji-Paraná, por sua grandeza e posição geográfica, atende não somente os pacientes do próprio município, mas também as pessoas das cidades vizinhas. Por isso, precisamos de políticas públicas fortes, pensadas nos próximos anos, e propostas que ajudarão a formar a base para que o governo federal monte as estratégias para a Saúde”, explicou a secretária da Semusa.

Também participaram da cerimônia de abertura, o presidente do CMS de Ji-Paraná, Edi Semeão do Carmo; a presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), Ellen Santiago; e o presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Cleibson André Nunes, que no ato representou o Conselho Estadual de Saúde (CES). O evento também contou com as presenças do vereador Wanderson “Bença” Araújo (PTB), representando presidente da CMJP, Welinton Fonseca (MDB); o gerente da 1ª Gerência Regional de Saúde (I GRS), Alexandre Tavares; e o médico psiquiatra Wendell Jânio, que ministrou a palestra de abertura. A conferência segue hoje, quinta-feira, com a programação acontecendo das 8h às 18h. Estão sendo trabalhadas palestras com os temas dos quatro eixos definidos pelo Ministério da Saúde: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”.

 

-----

Marco Bernardi

FOTOS: Marcelo Morais

-----

Atenciosamente,

Wilson Neves de Oliveira

Coordenadoria de Comunicação Social

Prefeitura de Ji-Paraná

(69) 3423-1213

(69) 99379-1212

Comentários