Foi concluído o levantamento de informações das visitas da Pesquisa Nacional de Saúde Brasil (SB Brasil), com vigência 2021-22. O estudo foi conduzido pelo Ministério da Saúde (MS) e as visitas foram realizadas por agentes comunitários de saúde (ACSs) e a equipe odontológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Em três bairros, 700 domicílios foram mapeados e destes 54 foram sorteados e visitados. Os trabalhos do SB Brasil foram iniciados em abril, com o levantamento das informações de três regiões do 1º distrito. O primeiro setor compreende o bairro Novo Ji-Paraná.
A segunda região atende aos bairros Jardim Presidencial e Jardim dos Migrantes. Já a terceira área abrange os bairros Parque São Pedro e Dom Bosco. Em julho, os agentes do Departamento de Atenção Básica (DAB) e da Coordenação de Saúde Bucal, em um trabalho conjunto, iniciaram as visitações. Durante dois meses, 54 residências receberam o examinador (cirurgião dentista) e o anotador (auxiliar de saúde bucal) da pesquisa. Eles realizaram exames bucais e coletaram as informações nos questionários que fazem parte do SB Brasil. “Com base nos dados do SB Brasil, podemos traçar estratégias de atendimento à população, promovendo um aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas à melhoria da saúde bucal”, explicou Willian Pereira Dantas, coordenador de Saúde Bucal da Semusa.
Com o estudo, o MS avalia as condições de saúde bucal da população brasileira. Em todo o país, o levantamento deve ser realizado em aproximadamente 50 mil pessoas, em 422 municípios dos 26 estados mais o Distrito Federal. O SB Brasil tem como objetivo proporcionar à gestão do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais.
------
Atenciosamente,
Wilson Neves de Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ji-Paraná
(69) 3423-1213
(69) 99379-1212