Entre os dias 25 e 29 de julho, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoverá uma semana de sensibilização para rastreio e prevenção das hepatites virais. A ação faz parte do cronograma do Julho Amarelo, mês de conscientização das hepatites virais. Os atendimentos vão ocorrer de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST), com testes rápidos, orientações e entrega de insumos para prevenção das hepatites.
A ação tem o objetivo de realizar o rastreio de casos de hepatites B e C, em Ji-Paraná, por meio dos testes rápidos, ampliando também a prevenção e o diagnóstico precoce dos casos. O resultado da testagem rápida fica pronto em poucos minutos e o tratamento para hepatites virais e outras ISTs são oferecidos gratuitamente no SAE-IST. As hepatites virais B e C podem ser transmitidas por meio de relações sexuais desprotegidas com um indivíduo infectado ou pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes, como alicates de unhas e seringas, que estejam contaminados.
“As hepatites virais podem ser controladas com diagnóstico precoce, tratamento e medidas de prevenção, incluindo vacinas para alguns tipos do vírus. Por isso, é importante a detecção precoce da doença, para que o paciente inicie o tratamento o mais rápido possível e, assim, consiga evitar maiores sequelas”, explicou a enfermeira responsável do SAE-IST, Luciana Santana. O SAE fica localizado na rua Porto Velho, nº 2319, bairro Dom Bosco (1º distrito), em frente à Escola Estadual Professor José Francisco, próximo ao Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. Os atendimentos da semana de sensibilização e prevenção das hepatites acontecem das 7h às 13h, entre 25 e 29 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3416-4187.
--------
Atenciosamente,
Wilson Neves de Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ji-Paraná
(69) 3423-1213
(69) 99379-1212