O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) informa que o prazo para atualização do Licenciamento Anual de veículos com placa final 9 segue até 30 de setembro. A medida, estabelecida pela Portaria nº 30 de 5 de janeiro de 2017, visa garantir a regularização dos veículos em circulação no estado. O governador do estado, Marcos Rocha, ressaltou que, o Detran Rondônia tem realizado investimentos na modernização e atualização dos sistemas. Ao aprimorar a gestão para tornar todos os sistemas mais eficientes, permite-se aos usuários, mais facilidade de acesso com segurança quanto aos procedimentos da Autarquia, gerando também, um ganho de tempo. Neste sentido, o governo de Rondônia tem investido em projetos funcionais para atender às demandas da população, e assim possibilitar o fluxo dos serviços.”
FACILIDADE
Para facilitar o processo, o Detran-RO disponibiliza a Central de Serviços online, onde o proprietário pode emitir o boleto ou código Pix, e realizar o pagamento das taxas de licenciamento e dos Bombeiros. “Também pela Central de Serviços é possível acessar o site da Secretaria de Estado de Finança, para emissão da taxa do IPVA”, orientou o gestor da Diretoria Técnica de Veículos (DTV), Esli Oliveira. O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, salientou que, através da Central de Serviços torna o Licenciamento Veicular um processo ágil e seguro. “Com esta ferramenta, o proprietário pode regularizar seu veículo sem sair de casa, com conforto e segurança.”Além do boleto e Pix, o proprietário também pode optar pelo pagamento do licenciamento via cartão de crédito, à vista ou parcelado, através do site do Detran/RO.
ISENÇÃO DE IPVA
O governo de Rondônia, por meio da Lei nº 5.706/2023, isentou do IPVA para motocicletas de até 170 cilindradas. No entanto, o licenciamento anual continua obrigatório para todos os veículos.
LEMBRE-SE:
O licenciamento é obrigatório para todos os veículos;
O não cumprimento da obrigatoriedade acarretará em multas e penalidades;
O Detran-RO oferece diversos canais para facilitar o pagamento do licenciamento.
Fonte: NewsRondônia
Adaptação: CacProduções