Com o objetivo de beneficiar os pequenos produtores rurais do município, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), recebeu, na última semana, 120 toneladas de calcário ensacado. O insumo é utilizado para a correção da acidez do solo, uma das técnicas mais reconhecidas e recomendadas na agropecuária. A entrega simbólica do material aconteceu, na última sexta-feira (8), na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) de Ji-Paraná e nos distritos de Nova Londrina e Nova Colina. Foram destinadas 40 toneladas em sacas de 50 kg para cada uma das localidades contempladas. O calcário foi garantido via emenda parlamentar do deputado estadual Marcelo Cruz (Solidariedade), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), colocado diretamente na Emater-RO.
O município entrou com a contrapartida e o trabalho de distribuição aos produtores. Para o prefeito Isaú Fonseca, o incentivo aos pequenos produtores é uma das principais formas de movimentar a economia municipal. “Temos uma forte atividade agrícola proveniente dos pequenos produtores e fomentar essas ações, oferecendo melhores condições de produção, é uma forma de contribuir com o desenvolvimento de um dos setores que mais favorecem a nossa economia. Conforme a secretária da Semagri, Jucélia Dallapicola, a quantidade de insumo deve atender parte da demanda dos produtores rurais do município. A Equipe da Agricultura vai realizar a entrega de forma organizada. “Manter as famílias trabalhando no campo e produzindo com excelência é uma das determinações do nosso prefeito, por isso continuaremos lutando para ampliar a área de atuação dos programas municipais de incentivo ao homem do campo”, finalizou.
O deputado Marcelo Cruz destacou o trabalho realizado que irá beneficiar 480 agricultores em Ji-Paraná. “É motivo de prestígio e gratidão pelo carinho da população de Ji-Paraná ao trabalho desempenhado por meio do meu mandato. A disponibilização desse calcário faz a diferença na vida de cada um dos produtores, pois dessa forma investimos na infraestrutura e nas pessoas que servem nossos agricultores. Sou grato a Emater por essa parceria”, destacou. Para orientar a aplicação correta do calcário, a Semagri disponibiliza serviços de apoio aos produtores rurais. São priorizados os agricultores familiares, que já realizaram suas análises de solo, fornecedores do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), horticultores feirantes, entre outros.
-------
Texto: Chico Limeira
Fotos: Chico Limeira
-----
Comunicação Social - CCS
69 9.9379-1212
---
Edição: Cac Produções
69-99281-9741