As provas da 1ª Olimpíadas Indígenas de Ji-Paraná foram transferidas do Distrito de Nova Colina, setor rural do município, para o Centro Desportivo e de Lazer Walmar Meira, no bairro Mário Andreazza (BNH), no 2º distrito da cidade. A competição acontece nos dias 21, 22 e 23 de abril. A decisão veio após reunião, na segunda-feira (27), entre membros da comissão organizadora e Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das secretarias municipais de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur) e Esporte e Lazer (Semes). O concurso de beleza indígena será realizado em parceria com a Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP).
De acordo com o secretário da Semictur, Volnei Inocêncio, a transferência facilitará na logística dos jogos, deslocamento dos atletas e o acesso do público. Segundo ele, também houve mudança no dia de abertura. “Será na quinta-feira [20], a partir das 19 horas, no Cedel com as equipes participantes e autoridades”, afirmou. Estão confirmadas as participações das etnias Gavião (Ji-Paraná), Arara (Ji-Paraná), Zoró (Mato Grosso), Cinta Larga (Espigão do Oeste), Suruí (Mato Grosso) e Tupari (Alta Floresta do Oeste). Serão oferecidos troféus e medalhas para os competidores dos jogos.
E também as modalidades de futebol (masculino e feminino), arco e flecha, corrida com tronco (sem revezamento), corrida com paneiro (cesta), corrida de 100 metros, arremesso de lança e cabo de guerra (com seis participantes). As provas vão ocorrer nos períodos da manhã e tarde. Participaram da reunião, na sede da Semictur, Josias Gavião, representante político da etnia Gavião, Shirley Arara, liderança da etnia Arara, Edésio Arara, professor e liderança da etnia Arara e o vereador Wanderson Bença Araújo (PTB).
-----
Jairo Ardull
FOTOS: Marcelo Morais
-----
Atenciosamente,
Wilson Neves de Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ji-Paraná
(69) 3423-1213
(69) 99379-1212