Durante reunião, na terça-feira (21), na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), foi assinado o termo de referência para a implantação do sistema de videomonitoramento de Ji-Paraná. Trata-se de um sistema integrado, com câmeras inteligentes e de alta precisão, com reconhecimento facial, ainda inédito na região. A assinatura envolveu os secretários Pedro Cabeça Sobrinho (Semplan), Rui Vieira, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Oribe Alves Júnior, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), vereador Wanderson “Bença” Araújo (Câmara Municipal de Ji-Paraná) e representante do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO).
Numa parceria da Prefeitura de Ji-Paraná, com o governo estadual, por meio do Detran, o convênio é orçado em R$ 9 milhões, com contrapartida do município. O projeto prevê a instalação de 132 câmeras inteligentes em pontos 49 da cidade, incluindo a sinalização vertical e horizontal urbana. As câmaras serão instaladas em estruturas próprias, que serão montadas em locais estratégicos, com mais alcance de visão. De acordo com Pedro Cabeça Sobrinho, desde a apresentação, o projeto sofreu alterações para se adequar às necessidades do município.
Após a assinatura, o documento segue para a Semosp, que o encaminhará à Procuradoria Geral do Município (PGM), para a análise e abertura do processo licitatório. “O prazo estimado para a apreciação e chamamento para a licitação é de cerca de três meses”, previu. O videomonitoramento deve facilitar a identificação de pessoas e veículos por parte das forças de segurança. O sistema será gerido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da AMT, mas servirá de apoio às ações dos grupos de Segurança Pública, como a Polícia Militar (PM), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros.
-----
Chico Limeira
Fotos: Talita Luana
-----
Atenciosamente,
Wilson Neves de Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ji-Paraná
(69) 3423-1213
(69) 99379-1212