De acordo com balanço de 2022, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), inseriu 4 mil novos beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Atualmente, no município, são 21.103 famílias beneficiadas por programas federal, estadual e municipal. Com o CadÚnico, as pessoas assistidas pelos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) podem ser inseridas também nos programas Criança Feliz, Crescendo Bem, Famílias Fortes, Mamãe Cheguei, Acessuas Trabalho e Mulher Protegida.
As unidades dos Cras, além dos programas assistenciais, oferecem mais de 20 projetos que estimulam o empoderamento feminino, independência financeira e o fortalecimento de vínculos. Segundo a coordenadora do CadÚnico, Deise Braga Minatelli, todos os dias algum cadastro vence e, por isso, é importante que as pessoas mantenham a atualização dos dados para que continuem recebendo os benefícios. Ela ressaltou que as unidades dos Cras funcionam das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
A pasta informou que as ações de 2023 iniciam com a ação itinerante no Cras Morar Melhor, no dia 17 de março. A etnia Arara recebe ação de inclusão e atualização do CadÚnico, no dia 5 de maio. E o Distrito de Nova Londrina, nos dias 6 e 7 julho, e o Distrito de Nova Colina, nos dias 28 e 29 de setembro. A coordenadora salientou que a programação pode sofrer alterações de acordo com a demanda e solicitação do público. Os beneficiários do CadÚnico podem ainda solicitar os benefícios do ID Jovem, Vale-transporte social, Cesta Básica, Passe livre para idosos, Serviço de Proteção de Atendimento Integral à Família (Paif) e outros nas unidades de atendimento.
-----
FOTOS: Maria Elis
-----
Atenciosamente,
Wilson Neves de Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ji-Paraná
(69) 3423-1213
(69) 99379-1212