Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
Semasf possui quatro unidades do Cras em Ji-Paraná
Assistência Social
Publicado em 30/12/2022

Mais de 60 bairros e os distritos de Nova Colina e Nova Londrina são atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em Ji-Paraná. Os Cras são administrados pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf). Eles oferecem serviços de amparo social às famílias em situação de vulnerabilidade. Os Cras Jardim dos Migrantes e Morar Melhor, no 1º distrito, e Cras São Francisco e Roda Moinho, no 2º distrito, prestam atendimento referenciado à população de acordo com a localização dos bairros. Neles, as pessoas com dados registrados no sistema federal do Cadastro Único (CadÚnico) recebem benefícios dos governos federal, estadual e municipal por intermédio de programas e projetos públicos. Segundo a secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, a pasta sofreu alteração na nomenclatura para fortalecer as políticas públicas para as famílias. Ela reforçou que a descentralização dos serviços para as unidades dos Cras facilita o acesso para que as pessoas possam ser assistidas com mais rapidez. Os Cras desenvolvem os programas Criança Feliz, Crescendo Bem, Famílias Fortes, Mamãe Cheguei, Acessuas Trabalho e Mulher Protegida.

Além dos programas, alguns projetos já existentes e outros novos serão trabalhados, em 2023, nas unidades como Papo do Bem, Capacita Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Cuidando de quem cuida, Destaque Mulher, Empreende mulher, Oficina da beleza, Páscoa Solidária e Troca de saberes. Os projetos continuam com Bazar Minhas Conquistas, Construindo Elos no território do Cras, Cuidando do bem estar na terceira idade, Arte na terceira idade, Adaptar para incluir, Dia de brincar, Abrace mulher, Mãe solo, Natal solidário, Papo de homem e Família AMA e as ações mensais do Calendário Colorido, que abordam campanhas nacionais. Cras Jardim dos Migrantes atende aos bairros Bosque dos Ipês, Centro, Cidade Jardim, 2 de Abril, Jardim dos Migrantes, Jardim Presidencial, Novo Urupá, Novo Ji-Paraná, Residencial Milão, Residencial Aldeia do Lago, Copas Verdes, Green Park, Residencial Planalto I e II, Urupá, Residencial Veneza, Espelho Ecoville, Santiago, Residencial Espelho D’água, União, Vila de Rondônia, Setor Chacareiro, toda a Gleba G e Distrito de Nova Colina.

O Cras São Francisco preta atendimentos aos moradores do Residencial Rondon, Duque de Caxias, Jardim das Seringueiras, Jardim São Cristóvão, Jardim Flórida, Loteamento Rondon I, Nova Brasília, Primavera, Riachuelo, São Francisco, São Pedro, Vila Jotão e área rural do 2º distrito, exceto o Distrito de Nova Colina e comunidades indígenas. Cras Morar Melhor atende aos bairros Bela Vista, Condomínio de Ji-Paraná, Casa Preta, Dom Bosco, Distrito Industrial, Jardim Aurélio Bernardi, Novo Horizonte, Parque São Pedro, Park Amazonas, os Residenciais Açaí, Araçá, Colina Park e Jatobá, São Bernardo, Vila Operários e toda a área rural do 1° distrito, exceto Gleba G e Distrito de Nova Londrina, e Residencial Morar Melhor. O Cras Roda Moinho atende o Residencial Capelasso, Alto Alegre, Boa Esperança, Conjunto Habitacional Parecis, Cafezinho, Greenville, Habitar Brasil, Jorge Teixeira, JK, Mário David Andreazza (BHN), Nossa Senhora de Fátima, Parque dos Pioneiros, Parque Brasil, União II, Valparaíso, Residenciais Carneiro, Terra Nova e Orleans I e II, Distrito de Nova Colina e Aldeias Indígenas.

Os beneficiários do CadÚnico podem ainda solicitar os benefícios do ID Jovem, Vale-transporte social, Cesta Básica, Passe livre para idosos, Serviço de Proteção de Atendimento Integral à Família (Paif) e outros nas unidades de atendimento. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h30. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com o Cras Roda Moinho (3411-9500), Cras Morar Melhor (69 9.9380-7162), Cras São Francisco (3423-0453) e Cras Jardim dos Migrantes (3422-6859), ou pela Semasf (3416-4188).

 

-----

FOTOS: André Negrete

-----

Atenciosamente,

Wilson Neves de Oliveira

Coordenadoria de Comunicação Social

Prefeitura de Ji-Paraná

(69) 3423-1213

(69) 99379-1212

Comentários