A equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) visitou recentemente a secretária municipal de Meio Ambiente (Semeia), Jeane Muniz, para apresentar o novo Plano Estadual de Prevenção de Queimadas, visando firmar uma futura parceria. “A finalidade dessa reunião foi alinhar os planos da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Semeia, com os da Sedam. Os planos são didáticos e hoje podemos contar com uma equipe de fiscalização, de técnicos e os guardiões da Amazônia”, afirmou Jeane Muniz.
Durante o evento, os técnicos da Sedam informaram que, em 2022, até a data da reunião, o aplicativo “Guardiões da Amazônia” já registrou 80 focos de queimadas e que as atividades são verificadas e acompanhadas pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). A equipe da Sedam comentou sobre a Queimada Controlada, uma ação amparada pela Portaria n° 229 de 27 de julho de 2017, “que estabelece situações em que pode ser concedida autorização para o uso de fogo em vegetação e dá outras providências”.
Para conseguir a autorização o produtor ou pecuarista, com propriedades entre 2 a 10 hectares, deverá preencher os dados e algumas informações na ferramenta disponível no http://www.sedam.ro.gov.br/- Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental. Palácio Rio Madeira – Av. Farquar, 2986 – Bairro Pedrinhas CEP 76.801-470 – Porto Velho, RO www.sedam.ro.gov.br. O intuito é implementar políticas para extinguir focos de fogos, mas é preciso que a Embrapa apresente soluções para estas situações”, afirmou a equipe da Sedam.
-----
Atenciosamente,
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Ji-Paraná
(069) 3423-1213